Desde a noite da última sexta-feira até este domingo, Santa Maria registrou três tentativas de homicídio. Dois desses casos se deram no Bairro Nova Santa Marta - região oeste da cidade - e o outro foi dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), no distrito de Santo Antão.
O caso mais recente aconteceu na Rua dos Cacaueiros, na Nova Santa Marta, por volta das 5h do domingo, quando um adolescente de 16 anos foi alvejado por um disparo de arma de fogo que o atingiu no ombro direito. Conforme a vítima, ele estava sozinho na rua e teria escutado alguém se aproximar e, na sequência, veio o disparo contra ele.
Jovem fica ferido ao tentar separar briga no Centro de Santa Maria
Já por volta das 7h, cerca de duas horas depois do fato, o adolescente chegou ao Pronto-Atendimento (PA) do Patronato. Foi quando, então, a direção do PA acionou a Brigada Militar que foi até o local. À polícia, ele disse não suspeitar de quem quisesse matá-lo.
De acordo com informações da Polícia Civil e da BM, o adolescente teria uma vasta ficha criminal - em 2017, ele teria matado uma adolescente de 17 anos, e já foi apreendido por porte ilegal de arma e por tráfico de drogas. Ele chegou a cumprir medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria.
Casal que teve casa destruída em incêndio precisa de ajuda
O outro caso, também na Nova Santa Marta, aconteceu na Avenida Secundária, no fim da noite da última sexta-feira, por volta das 23h30min. Segundo a BM, a vítima - um homem de 27 anos - teve o pulmão perfurado por uma facada. O jovem disse aos policiais que estava em um campo, próximo de uma sanga, quando o agressor se aproximou dele e desferiu o golpe contra as costas da vítima.
O homem ainda teria tentado esganá-lo, mas ele conseguiu fugir e pedir ajuda. A vítima, que tem passagem na polícia por uma série de furtos a residências, foi encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e não corria risco de morte.
Jovem está desaparecido após cair em rio durante pescaria
Já o terceiro caso foi dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), distrito de Santo Antão, pouco depois das 20h30min de sexta-feira. A Brigada Militar foi até o local depois que agentes penitenciários ouviram gritos de socorro que vinham da galeria A.
Ao verificarem do que se tratava, chegaram à cela 8. Lá, encontraram o suspeito - um homem de 26 anos - com um pedaço de ferro de construção (medindo cerca de 20 cm) e outros dois presos caídos e com ferimentos. Um dos agredidos, de 38 anos, foi encaminhado ao Husm em estado grave, já que teve o pulmão perfurado. Já o outro apenado, de 37 anos, teve ferimentos nas costas e não corria risco de morte.
A reportagem conversou com o delegado Gabriel Zanella, que comanda a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, que falou que todos os casos estão sendo apurados:
- Na Pesm, por exemplo, já temos o suspeito. Em um dos casos, na região oeste, a possível motivação seja a ligação da vítima com o tráfico. E esse adolescente aí, até agora, não se sabe a autoria, mas há um histórico por trás que pode trazer algum indicativo (da motivação e da autoria).